Às vésperas da formatura as mulheres se reúnem e surgem papos sobre decoração, buffet, vestido e também anel de formatura.
O anel de formatura teria surgido em 1835, criado por um grupo de alunos da West Point – USMA que é uma Academia Federal de Educação Militar. Desde o início, o uso do anel era uma honra para quem o usava, lembrando aos alunos do orgulho pela conclusão do curso. Usar o anel também simbolizava ter orgulho da faculdade frequentada, e era usado somente por membros da mesma “casa”.
Essa semana a novela “Império” mostrou a personagem Cristina ganhando seu anel de formatura, primeiro fabricado pela empresa que está apostando na volta da tradição.
Apesar de nem todo mundo usar, tem muita gente que faz questão do acessório. Mas e aí, qual o dedo e as mão certa de usar o anel de formatura? Dessa pergunta já vieram outras: e o de 15 anos, e o de noivado? Fui pesquisar e descobri tudinho!
Anel de formatura: anelar esquerdo.
Para a cultura oriental o dedo anular é regido pelo Sol, planeta associado ao brilho, ao esplendor e ao sucesso pessoal e profissional. Por isso, segundo essa teoria, colocar o anel de formatura no dedo anular da mão esquerda abre uma porta para o sucesso.
Anel de 15 anos: anelar da mão direita. Porém, em alguns sites é possível encontrar a indicação para se usar no dedo médio da mão direita.
O anel de 15 anos marca um rito de passagem, momento onde a debutante é apresentada a sociedade. Segundo a tradição, o anel simboliza o momento onde a menina não é mais uma criança, e sim, uma mulher.
Anel de noivado: nessa ocasião, o anel acaba sendo usado nas duas mãos, mas sempre no dedo anelar. É assim: na hora do pedido de casamento e durante o noivado, a noiva deve usar o anel na mão esquerda. Depois do casamento, ela passa a joia para a mão direita, já que a aliança de casamento será usada na mão esquerda.
Fonte: clicrbs.com.br